Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem (9) que recebeu uma carta do chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Manuel Marulanda, na qual ele confirma que vão ser liberados três reféns nos próximos dias. Chávez fez o anúncio aos familiares dos ex-congressistas colombianos Gloria Polanco, Orlando Beltrán e Luis Eladio Pérez, os três reféns que a guerrilha colombiana anunciou que está disposta a liberar por razões humanitárias.

continua após a publicidade

O presidente informou também que as Farc já nomearam seu coordenador para esta operação e que o ministro do Interior, Ramón Rodríguez Chacín, representará a Venezuela. Ele assegurou que não existem venezuelanos nas mãos das Farc e que os chefes insurgentes já disseram que estão dispostos a colaborar para pegar os ?delinqüentes? que poderiam se fazer passar por guerrilheiros para obter dividendos de seqüestros de cidadãos venezuelanos.

Durante a reunião, Chávez disse que tem informação de que os três reféns se encontram em bom estado de saúde, como estavam Clara Rojas e Consuelo González ao serem liberadas.

Ele afirmou ter muita esperança de que os reféns serão libertados logo e de que o trabalho continuará  até que não reste nenhuma pessoa nessa situação, nem na selva nem nos cárceres da Colômbia como prisioneiros de guerra, "derivado do conflito e da guerra interna vivida pela Colômbia?.
 
O presidente venezuelano pediu à imprensa cuidado e respeito com o tema e a informação que divulgam. ?Sem pressa e sem pausa e oxalá vocês ajudem nesse sentido, devem deixar o desespero para não criar escândalos, mas sim marcar o objetivo humanitário e o objetivo de paz que é o que nos move?, disse.

continua após a publicidade

?Vocês são os reis do desespero, não é nada recomendável injetar angústia às pessoas. Eu os peço que injetem calma e paciência a este tema, não há tempo estipulado, somente sabemos que as Farc decidiram liberar mais três pessoas?, afirmou, ao ser questionado se já havia recebido as coordenadas geográficas do lugar onde os reféns serão liberados.

Estavam presentes no encontro com Chávez a mulher de Omar Beltrán, Deyanira de Beltrán; a mulher e o filho de Luis Eladio Pérez, Ángela de Pérez e Sergio Pérez; os filhos de Gloria Polanco, Juan Sebastián, Daniel e Jaime Lozada, além da senadora colombiana Piedad Córdoba.

continua após a publicidade