Havana – A televisão cubana transmitiu nesta quarta-feira (20) declarações do presidente venezuelano, Hugo Chávez, sobre a renúncia de Fidel Castro, dizendo que a Venezuela mantém seus "compromissos conjuntos" com Cuba.
A emissora transmitiu as afirmações de Chávez junto a repercussões nacionais e internacionais sobre a renúncia de Fidel a seguir ocupando os cargos de presidente do Conselho de Estado e de Comandante-em-Chefe. "Ao povo de Cuba nossa admiração e nosso compromisso de vitória juntos", disse Chávez, considerado o mais próximo aliado de Fidel no mundo.
Ele enfatizou que com sua ação de ontem o líder de Cuba demonstrou que "não se aferra aos cargos" como "seus inimigos o acusam".
Chávez disse ainda que Cuba continuará seu ritmo político atual porque "uma só figura", em processos como esse, "não determina" isoladamente o rumo.
O jornal matutino da televisão local divulgou comentários do presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, que instou os cubanos a "fortalecer seus compromissos" em benefício do país.
Um editorial do Granma enfatizou que em Cuba não haverá "transição" nem será rompida a "unidade" após a decisão do dirigente.
O jornal Juventud Rebelde, órgão da juventude comunista, publicou em primeira página uma mensagem a Fidel da Federação de Estudantes do Ensino Médio (Feem), intitulado "Cada um de nós atuará como um Comandante-em-Chefe".
O comunicado deu "apoio ineludível a suas idéias, e se escutaram os Vivas a Fidel, a Raúl, ao Partido e à Revolução" em uma conferência realizada pelos estudantes no oeste do país.
"Em uma hora tão decisiva como esta para o presente e o futuro da Pátria, ratificamos a convicção mais profunda dos jovens e estudantes cubanos de dar continuidade histórica a nossa Revolução, defendendo e construindo o Socialismo, preservando as conquistas que herdamos, e unidos firmemente em torno de nossa história e de nosso glorioso Partido Comunista".
A televisão cubana transmitiu imagens de Fidel anos atrás, durante reuniões, conferências e discursos públicos. A emissora inclui também, em meio à grade de programação habitual, pequenos "spots" com fragmentos da mensagem de renúncia do líder cubano.
Também apresentam numerosas reações de cubanos entrevistados em diferente cidades e localidades, que, em geral, declaram apoio à decisão de Fidel e disposição em continuar a "obra revolucionária".