O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu hoje acelerar o avanço para o socialismo na Venezuela. “A oposição e a contrarrevolução estão gritando Chávez está acabado, que ele está morrendo, que ele terá de ceder, que a transição está se aproximando”, disse o presidente à televisão estatal, falando por telefone para os participantes de uma cerimônia numa universidade pública. “Bem, eu vou dizer a vocês que, com a graça de Deus e com a vontade que temos, que vamos superar tudo isso”, afirmou. “A única transição que está ocorrendo e que temos de acelerar e consolidar é a transição do modelo capitalista para o modelo socialista.”
Chávez se recupera de uma cirurgia para a remoção de um câncer, realizada em 20 de junho em Cuba. Para mostrar sua recuperação, imagens do presidente veiculadas nos últimos dias mostram Chávez fazendo alongamentos, conduzindo uma reunião de gabinete e discursando para militares. O presidente venezuelano disse que passou por um cirurgia em Cuba para a remoção de um tumor da região pélvica, mas não revelou que tipo de câncer teve.
Desde seu retorno a Caracas, em 4 de julho, Chávez, de 56 anos, reduziu o ritmo de sua agenda, geralmente cheia, limitou a extensão de seus discursos televisionados, afirmando que está sob ordens estritas de seus médicos. Após a ligação telefônica de cerca de 15 minutos, o presidente pediu desculpas, dizendo que era hora do lanche e que, em seguida, faria “reabilitação física e tratamento”. As informações são da Associated Press.