O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, nomeou ontem seu ministro da Agricultura, Elias Jaua, como o novo vice-presidente do país. O titular anterior do posto, Ramón Carrizález, renunciou à vice-presidência no início da semana.
Jaua continuará como ministro da Agricultura, explicou o presidente. Carrizález, que também era ministro da Defesa, renunciou a seus postos na segunda-feira, citando razões pessoais. Chávez disse que o general Carlos Mata Figueroa será o novo ministro da Defesa.
A mulher de Carrizález, Yubirí Ortega, também renunciou a seu posto de ministra do Meio Ambiente. Chávez ainda não indicou o sucessor dela.
O presidente agradeceu ao casal pelos serviços prestados. “Eu agora sei as razões (das renúncias), eu as respeito e concordo com elas”, afirmou Chávez.
As mudanças no gabinete ocorrem em meio ao crescente descontentamento na Venezuela, no momento em que a administração chavista tenta gerenciar a escassez de água e energia, uma dura recessão e uma inflação de 27% no ano passado, além da desvalorização da moeda neste mês. As informações são da Dow Jones.