O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, negou nesta quinta-feira os rumores sobre o agravamento de seu estado de saúde e afirmou que está trabalhando e espera encerrar seu tratamento contra o câncer muito em breve.

continua após a publicidade

Chávez convocou a televisão estatal e pediu aos venezuelanos que “prestem atenção aos rumores”. Ele estava aparentemente se referindo a uma matéria do jornal de Miami El Nuevo Herald, que informou que ele havia sido hospitalizado e que seu estado de saúde poderia estar se deteriorando.

“Eu estou bem”, disse Chávez. “Estou aqui, em meu local de trabalho e trabalhando.”

Chávez disse que está tomando esteroides e outros medicamentos enquanto se recupera do tratamento quimioterápico contra o câncer. Ele disse que está trabalhando em “velocidade reduzida” enquanto é submetido a terapias médicas e físicas.

continua após a publicidade

O presidente venezuelano encerrou a quarta aplicação de quimioterapia em Cuba na semana passada e disse que encerrou esta etapa do tratamento. “Vou ficar completamente livre disso em breve”, disse ele.

Chávez passou por uma cirurgia em Cuba em junho para remover um tumor da região pélvica. Ele não revelou onde o tumor estava localizado e afirmou que exames mostraram que não há sinais de ressurgimento da doença.

continua após a publicidade

O presidente disse que seu corpo aguentou bem a quimioterapia e assegurou aos venezuelanos que os manterá informados. “Eu serei o primeiro a comunicar qualquer dificuldade no processo. Nada além do normal aconteceu”, afirmou o presidente.

Críticos de Chávez o acusam de fornecer informações incompletas sobre sua doença, o que alimenta os rumores. O presidente reconheceu que recebia tratamento para câncer em 30 de junho e afirmou que a cirurgia para a retirada do tumor ocorreu em 20 de junho. As informações são da Associated Press.