O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou em Teerã para sua quarta visita oficial ao Irã em dois anos, noticiou a mídia estatal iraniana. A visita ocorre em um momento no qual Chávez e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, buscam o fortalecimento das relações bilaterais em meio a esforços para que a comunidade internacional resista às políticas americanas.

continua após a publicidade

Chávez desembarcou em Teerã em vôo procedente da Arábia Saudita, onde participou da reunião de cúpula da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) durante o fim de semana. A expectativa é de que Chávez e Ahmadinejad discutam diversos temas políticos e econômicos, informou a Agência de Notícias da República Islâmica.

Ahmadinejad, que também participou da reunião da Opep em Riad, assegurou que diversos integrantes do cartel manifestaram durante o encontro o desejo de converter suas reservas em moeda estrangeira em outra divisa que não o depreciado dólar, por ele qualificado como "um pedaço de papel sem valor".

Chávez, por sua vez, observou que o dólar está em queda livre, previu o "fim do império" da moeda americana e sugeriu a elaboração de um sistema por meio do qual o petróleo seja comercializado com base em uma cesta de moedas que exclua o dólar.

continua após a publicidade

Apesar da mobilização de ambos durante o encontro do fim de semana, eles não conseguiram angariar apoio suficiente entre os outros 11 integrantes do cartel – muitos dos quais são aliados dos Estados Unidos, entre eles a Arábia Saudita.