O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ridicularizou os Estados Unidos neste domingo, por causa do vazamento de petróleo no Golfo do México, que já dura mais de um mês, e disse que enviou especialistas a Cuba para ajudar seu aliado caribenho, à medida que a mancha de petróleo se aproxima da costa norte cubana.
“Isso é muito, muito ruim”, disse Chávez, a respeito do vazamento e do seu impacto ambiental. “Agora está ameaçando a costa de Cuba, então ontem eu mandei uma equipe”.
Chávez deu as declarações em seu programa de televisão “Alô, Presidente”. Ele afirmou ter enviado a Havana o chefe da produção e exploração da estatal Petróleos de Venezuela SA (PdVSA), junto a uma equipe de especialistas que aconselharão o governo cubano em como lidar com o vazamento de petróleo.
Chávez, que se define como marxista, disse acreditar que o vazamento de petróleo irá acabar com os planos do presidente dos EUA, Barack Obama, de expandir a exploração offshore de petróleo. “isso vai demolir aqueles planos do Obama”, disse. As informações são da Dow Jones.