Chávez conversa com Fidel sobre energia e alimentos

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, manteve um encontro de três horas com o ex-líder cubano Fidel Castro na tarde desta segunda-feira (16), informou nesta terça-feira (17) a mídia estatal cubana. Os temas discutidos na reunião entre os líderes foram as crises mundiais nos setores de alimentos e energia e na economia em geral. Fidel presenteou Chávez com um exemplar da edição cubana do novo livro "Fidel, Bolívia e algo mais", sobre a relação do ex-líder cubano com a nação sul-americana.

Não houve informações sobre a saúde de Fidel, de 81 anos, nem foram publicadas fotos do ex-presidente. O ex-guerrilheiro foi visto em público pela última vez há dois anos e sua última imagem tornada pública data de janeiro.

O encontro foi noticiado no site do Granma, jornal do Partido Comunista de Cuba, na internet. Segundo o Granma, durante o "afetuoso" encontro, foram discutidos a atual situação da Venezuela, o fortalecimento do monopólio petrolífero estatal e as eleições regionais. Também estiveram em pauta as missões de caráter social realizada pelos dois países e a necessidade de aprofundar esse trabalho, informou o periódico.

Posteriormente, o presidente da Venezuela e o presidente cubano, Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, "conversaram animadamente sobre diversos temas", segundo o Granma. O vice-presidente cubano Carlos Lage e o ministro de Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, receberam Chávez ontem à tarde em sua chegada a Havana.

Chávez anunciou a viagem a Cuba no domingo, porém não há informações sobre a agenda dele, nem sobre a duração da visita. Segundo o presidente, entre os temas discutidos estariam o petróleo, a indústria farmacêutica, o avanço do Banco da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) e o desenvolvimento agrícola.

Com uma relação bilateral que movimenta US$ 7 bilhões (R$ 11,3 bilhões), a Venezuela se converteu na principal parceira comercial de Cuba. O país de Chávez vende petróleo em condições favoráveis de pagamento e em troca Havana envia médicos, técnicos e educadores, entre outros profissionais, para realizarem trabalhos sociais em território venezuelano.

"No fundo somos a mesma revolução, a que anunciava (Simón) Bolívar, (José) Martí… Nós somos filhos, filhos dessa revolução, filhos de Fidel. Ele é o pai de todos", disse Chávez. Ainda segundo o presidente venezuelano, o processo na ilha está "em expansão" e em uma "marcha vitoriosa".

Ainda segundo Chávez, Fidel está "vivinho" e apontando "diretrizes estratégicas muito importantes para Cuba e nossa América". "Raúl, com as rédeas na mão", completou o venezuelano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo