O ministro das Relações Exteriores do Egito, Nabil Elaraby, foi escolhido hoje para suceder o também egípcio Amr Moussa no cargo de secretário-geral da Liga Árabe. A candidatura de Elaraby foi apresentada na última hora pelo governo egípcio. O candidato original do Egito era Moustafa el-Fiqqi. Ele integrava o partido do ditador deposto Hosni Mubarak, o que gerou muita contestação entre os reformistas egípcios.
Minutos antes da votação, o governo egípcio anunciou por meio de nota a troca do candidato. Elaraby é um diplomata que goza de alta popularidade por conta de seu apoio ao levante popular que derrubou o regime de Hosni Mubarak em fevereiro.
Representantes dos 22 países que integram a Liga Árabe foram convocados para a eleição de um novo secretário-geral para a entidade, uma vez que Amr Moussa candidatou-se à presidência do Egito.
A escolha do secretário-geral da Liga Árabe costuma ser negociada nos bastidores. Este ano, Egito e Catar haviam apresentado candidatos. Logo depois da nomeação de Nabil Elaraby, o Catar retirou-se seu candidato, o que abriu caminho para o chanceler egípcio. As informações são da Associated Press.