Dezenas de milhares de manifestantes participaram de protestos contra a corrupção em toda a Rússia nesta segunda-feira, eu uma nova demonstração de desafio pela oposição, que o Kremlin já havia chamado de ineficaz e marginalizada.
Centenas de pessoas foram presas, incluindo o líder da oposição e organizador dos protestos, Alexei Navalny, que foi detido fora de sua casa em Moscou, enquanto se dirigia para o centro da cidade, onde ocorriam as manifestações. Em Moscou, o protesto foi o mais importante em uma série de mais de 100 manifestações em cidades e vilas que se arrastaram em toda a extensão do território russo, com muitos denunciando o presidente Vladimir Putin.
Milhares de manifestantes se aglomeraram em uma das principais avenidas da capital russa cantando “Down with the czar” e o hino nacional russo. Os protestos coincidiram com o Dia da Rússia, um feriado nacional. Em um momento, a manifestação em Moscou apresentou uma cena com cerca de 5 mil manifestantes reunidos ao lado de um recinto com gansos, uma catapulta medieval e homens com túnicas caseiras e escudos de madeira.
Mais de 700 pessoas foram presas somente na capital russa, enquanto, em São Petersburgo, cerca de 500 foram forçadas a entrar em ônibus da polícia devido ao protesto não autorizado que reuniu cerca de 10 mil pessoas. Fonte: Associated Press.