Um incêndio atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, na França, na tarde desta segunda-feira (15), segundo informações do Corpo de Bombeiros local. Ainda de acordo com fontes dos bombeiros, o fogo pode estar relacionado a obras de renovação que estavam sendo feitas no edifício, que data de 1163.
+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!
A fumaça podia ser vista saindo do topo da catedral medieval. As chamas se projetam além de seus dois sinos também nas torres, segundo testemunhas. A prefeitura de Paris isolou o local e montou um grande efetivo para combater as chamas. A catedral é um dos principais pontos turísticos da ‘Cidade Luz’.
A Unesco disse estar ao “lado da França para restaurar e salvaguardar este patrimônio inestimável”. A catedral foi declarada Patrimônio da Humanidade desde 1991. A catedral é também famosa por ser o cenário do romance “Nossa Senhora de Paris”, do escritor Victor Hugo.
Relação com as obras
A catedral passa por um processo de restauração em sua torre, estimado em US$ 6,8 milhões (R$ 26,8 milhões). O fogo teria começado na base da torre. “Um terrível incêndio está em curso na Catedral de Notre Dame. Os bombeiros estão combatendo as chamas”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta no Twitter. “Estamos em contato com a Diocese de Paris e peço que a população respeite o perímetro de segurança.”
Je n'ai pas de mot assez fort pour exprimer la douleur que je ressens face à #NotreDame ravagée par les flammes. Ce soir, tous les Parisiens et Français pleurent cet emblème de notre Histoire commune. De notre devise, nous tirerons la force de nous relever. Fluctuat nec mergitur. pic.twitter.com/0kRRvAqNIT
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 15, 2019
O presidente francês, Emmanuel Macron, cancelou um discurso que faria nesta tarde sobre a crise dos “coletes amarelos” – manifestantes contrários a seu governo que há meses tomam as ruas do país em protestos – em virtude do incidente.
Repercussão do incêndio da catedral gótica
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi um dos primeiros líderes mundiais a comentar o incêndio na histórica igreja parisiense. “Horrível de ver”, disse o republicano, que recomendou que os bombeiros usem aviões para combater as chamas.
“Não vai sobrar nada”
A Promotoria anunciou a abertura de uma investigação para determinar as circunstâncias do incêndio, que começou às 18h30 locais (13h30 em Brasília). “Agora começamos uma missão de tentar salvar as preciosas obras de arte e estamos dando prioridade de ampliar a segurança nas imediações para proteger os turistas e os vizinhos dos riscos de desmoronamento”, acrescentou o vice-prefeito a um canal de TV. “Não vai sobrar nada da estrutura (do teto), que data do século 19 de um lado e do 13 de outro”, disse o porta-voz da catedral, André Finot.
Dezesseis estátuas de bronze haviam sido removidas na semana passada por conta das reformas do edifício que estão em curso. Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às obras. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.
No ano passado, a Igreja Católica na França lançara um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. A catedral gótica, rodeada pelas águas do Rio Sena, recebe em média 12 milhões de visitantes ao ano, mais até do que a Torre Eiffel.