Uma nova pesquisa informou que o número de pessoas infectadas com a dengue no mundo pode ser quatro vezes maior do que as estimativas anteriores.

continua após a publicidade

A Organização Mundial de Saúde havia estimado que o número de casos de dengue ficava entre 50 milhões e 100 milhões a cada ano. Mas uma nova pesquisa coloca o número em torno de 390 milhões – embora cerca de dois terços destas pessoas tenham apenas sintomas leves e não precisem de atendimento médico. O estudo foi publicado na internet na revista Nature no domingo.

Os dados não devem mudar como os pacientes são tratados, mas pode levar a uma busca mais rápida por uma vacina para a doença. O estudo foi financiado pela Wellcome Trust, pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA e outras instituições.

A OMS disse que não ficou surpresa com as estimativas mais elevadas. “Nós concordamos plenamente que o alcance da dengue é muito grande e havia chances que faltavam casos”, disse Raman Velayudhan, coordenador global da agência para dengue. A OMS não estava envolvida na nova pesquisa.

continua após a publicidade

“Os novos números não estão fora do campo do que era esperado”, disse Jeremy

Farrar, diretor da Unidade de Pesquisa Clínica da Universidade de Oxford no Vietnã,

continua após a publicidade

um dos autores do estudo. Ele disse que os números foram calculados após analisar mais evidências do que as que foram utilizadas no passado, incluindo outros fatores que influenciam a dengue. As informações são da Associated Press.