A Casa Branca rechaçou um pedido do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por uma reunião pessoal com seu congênere norte-americano Barack Obama, ao dizer que Teerã não foi séria a respeito da discussão do seu programa nuclear.
“Sempre dissemos que estávamos prontos a discutir o programa nuclear ilícito do Irã, se o Irã for sério sobre fazer isso”, disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. “Até agora, essa seriedade não esteve lá”.
Ontem, o líder iraniano criticou Obama por ter perdido “oportunidades históricas” de reparar as relações rompidas entre Washington e Teerã e propôs a reunião. “Nós estamos indo com esperanças para a Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas)”, disse Ahmadinejad, num discurso a iranianos no exterior, que foi exibido ao vivo na televisão estatal do país.
“Estamos prontos para nos sentar à mesa com Obama, face a face, colocarmos as questões mundiais sobre ela, em frente à mídia, e vermos quais são as melhores soluções”, afirmou o mandatário iraniano. “Acreditamos que essa é a melhor abordagem”, acrescentou.
Ahmadinejad deverá viajar a Nova York para a Assembleia Geral da ONU no próximo mês. Os EUA e outros países afirmam que o programa nuclear do Irã tem como objetivo a produção de armas nucleares, mas o Irã diz que não está enriquecendo urânio para nenhuma finalidade militar. As informações são da Dow Jones.