Um funcionário do Congresso norte-americano identificou o piloto do girocóptero que pousou nos jardins do Capitólio como Doug Hughes, um carteiro da Florida.

continua após a publicidade

O incidente causou pânico entre turistas e as ruas nos arredores foram fechadas. Hughes, que contou de antemão e até discutiu o plano de invadir o espaço aéreo do Congresso com um jornal de Miami, disse que o objetivo do ato era fazer a entrega de cartas para os 535 legisladores federais para chamar a atenção sobre a corrupção e o financiamento de campanhas políticas.

“Como informei para as autoridades, não tenho intenções nem inclinações violentas”, escreveu o carteiro em seu site na internet, The Democracy Club. “Uma aeronave ultraleve não é um grande perigo físico, mas pode causar uma ameaça política para a corrupção. Isso é o que eu espero. Não há porque se preocupar, só queria entregar as cartas”, comentou.

Um oficial de polícia que não quis se identificar disse que soube do plano de Hughes pouco antes de Hughes decolar de Gettysburg, que fica há cerca de uma hora da região, e que o serviço secreto havia entrevistado ele pouco tempo antes.

continua após a publicidade

O incidente está sendo investigado e as ruas da região permanecem interditadas. Veículos de emergência foram enviados ao local, além de um robô detector de explosivos. Fonte: Associated Press.