O protótipo de um carro desenvolvido recentemente por pesquisadores brasileiros, tem capacidade de percorrer cerca de 480 quilômetros com apenas um litro de gasolina.
Elaborado por professores e universitários mineiros numa parceria firmada entre a Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, e a Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG,o modelo foi apresentado durante evento realizado na França no início do mês.
No total, a equipe responsável pelo desenvolvimento do trabalho é formada por dez pessoas da UNIFEI e 15 da UEMG, entre estudantes e professores.
De acordo com os integrantes do grupo, o protótipo foi construído num período de nove meses e rendeu elogios para a equipe responsável durante uma prova que reúne, todos os anos, as principais montadoras automobilísticas: a 18ª Shell Éco-Marathon.
O evento é promovido pela empresa Shell com o objetivo de avaliar os novos modelos de carros considerados mais econômicos e menos poluentes em todo o mundo.
O grupo brasileiro, que viajou com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concorreu com outras 180 equipes participantes de países diversos.
Segundo o coordenador do trabalho pela UNIFEI, Laércio Caldeira, a participação do grupo na prova foi extremamente positiva, sobretudo devido ao interesse que o protótipo brasileiro despertou pelo seu design, considerado arrojado pelas demais equipes.
?A troca de informações sobre a tecnologia junto a algumas equipes e o intercâmbio com outros pesquisadores foi de extrema importância para o aprimoramento do nosso trabalho?, afirmou Caldeira.
Investimentos
Conforme informações obtidas pelos pesquisadores brasileiros, as comparações entre investimentos realizados e os materiais utilizados pelos demais carros revelam que concorrer com equipes internacionais em uma avaliação deste tipo não é tarefa fácil.
Para se ter uma idéia, enquanto o protótipo vencedor custou aproximadamente US$ 250 mil, os pesquisadores mineiros investiram entre R$ 20 a R$ 30 mil. Em tempo: o carro vencedor, elaborado por um grupo de franceses, conseguiu percorrer 3.492 quilômetros com um litro de gasolina.
Para o coordenador da equipe brasileira, uma das principais conseqüências do baixo investimento foi a composição da estrutura da carroceria. A idéia inicial era montá-la em fibra de carbono, o que daria ao veículo um peso de 40 quilos.
Mas mesmo com o apoio de algumas empresas de Minas Gerais, só foi possível fazer a carroceria em fibra de vidro, o que aumentou o peso do carro em mais 43 quilos. ?Com essa mudança, reduzimos pela metade o desempenho do protótipo?, explicou ele.
Laércio Caldeira disse também que, como a equipe brasileira foi prejudicada por um problema mecânico que travou um pouco o veículo – problema reconhecido pela própria Shell – a empresa aceitou realizar um novo teste do prótótipo aqui mesmo no Brasil, com a medição de técnicos do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
A próxima avaliação, ainda sem data agendada, será apenas uma forma de definir oficialmente a quantidade de quilômetros por litro percorrida pelo protótipo brasileiro, o que permitirá uma comparação internacional sobre o empenho da equipe. (CTBrasil)
