Um carro-bomba explodiu hoje do lado de fora de um hospital xiita em construção no noroeste do Paquistão, matando pelo menos dez pessoas. A bomba danificou parcialmente o prédio localizado na cidade Hangu, província de Khyber-Pakhtunkhwa. O comissário local Khalid Khan Omarzai disse que várias pessoas ficaram feridas após a explosão.
O ataque ocorreu dias após o início do mês sagrado de Muharram, que é especialmente importante para os xiitas, mas é geralmente marcado por ataques a bomba. Hangu é especialmente conhecida por ataques de grupos extremistas sunitas contra xiitas. A cidade é efetivamente dividida entre muçulmanos das duas seitas, sendo que cada uma tem seus próprios mercados, hospitais e escolas. Esse foi o quarto ataque no Paquistão desde a última segunda-feira. Um atentado realizado no início da semana deixou 15 mortos.
Militantes
Quatro militantes foram mortos hoje por dois mísseis disparados por aviões norte-americanos não-tripulados na região tribal paquistanesa do Waziristão do Norte. “Os mísseis atingiram um veículo militante e uma casa na cidade de Khadar Khel”, cerca de 40 quilômetros a oeste da principal cidade da região, Miranshah, disse um policial local.
Outro integrante das forças de segurança disse que “quatro militantes foram mortos e o veículo foi destruído no ataque”. Esse foi o segundo ataque de aviões não tripulados dos Estados Unidos na região nesta semana. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.