Um suicida explodiu um carro-bomba em Cabul hoje, ferindo levemente um soldado afegão, informou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a polícia da cidade. Um porta-voz da Otan disse que a explosão ocorreu perto de Camp Julien, localizada nas ruínas do local onde ficava o palácio real afegão, no oeste da cidade.
Um comunicado disse que a explosão ocorreu enquanto um veículo passava pela área. Centenas de policiais e soldados estavam no local da explosão, isolando a área. O ataque ocorreu perto de uma base do Exército afegão. A explosão, porém, aconteceu antes da chegada do comboio, apenas ferindo levemente um soldado.
A mesma via havia sido usada em um ataque suicida contra um comboio da Otan em maio, que matou 18 pessoas, incluindo cinco soldados dos EUA, um canadense e 12 civis, no mais mortífero ataque na capital em mais de um ano. Na ocasião, o Taleban reivindicou o ataque.
O Palácio Darul Aman fica perto da Universidade Americana do Afeganistão e do Museu Cabul. Também há uma base do Exército afegão próxima. A capital do país tem sofrido relativamente menos nos últimos meses com a mortífera guerrilha lançada por grupos insurgentes islâmicos contra os mais de 150 mil soldados dos EUA e da Otan atualmente no Afeganistão. As informações são da Dow Jones.