Policiais fecharam sete vias de acesso à zona central de Caracas, horas antes da manifestação que deve encerrar a campanha do presidente Hugo Chávez à reeleição, relata o jornal venezuelano “El Tiempo”.

continua após a publicidade

Vários grupos de pessoas portando camisas vermelhas (o “uniforme” tradicional dos apoiadores do presidente) já se reúnem em diversos pontos da cidade, atendendo uma convocação do mandatário, feita ontem à noite por sua conta de Twitter.

A eleição deste domingo promete ser uma das mais disputadas da história recente da Venezuela. O candidato da aliança opositora, Henrique Capriles, tem conseguido mobilizar milhares durante eventos inclusive em tradicionais enclaves chavistas.

O presidenciável venezuelano, no entanto, permanece reiteradamente atrás do atual mandatário nas pesquisas de intenção de voto, em que pese a disparidade dos resultados.

continua após a publicidade

Hoje, Capriles exortou seus seguidores a que convoquem os vizinhos a votar “sem medo” na oposição, durante ato em Cojedes (região ocidental do país).

continua após a publicidade

“Hoje, quando estamos no último dia para encerrar a campanha, quero pedir a vocês uma coisa: vão e batam na porta de seu vizinho e digam o voto é secreto”, disse.

A declaração é uma referência ao fato de que muitos venezuelanos desconfiam da integridade do voto e temem represálias caso votem contra o governo.

“Ninguém vai saber em quem vocês vão votar. O governo diz o contrário para meter medo. Mas, o que Golias pode fazer conosco? Somos milhares de Davis”, acrescentou o candidato, lembrando a história bíblica.