A maioria dos peruanos enxerga mais aspectos positivos na candidatura do ex-presidente Alejandro Toledo do que nas de seus concorrentes, segundo uma pesquisa divulgada hoje. A três meses da eleição presidencial, o levantamento, que ouviu 1.794 pessoas em todo o país, mostrou que Toledo é o candidato que apresentou as melhores propostas, o que se mostra mais próximo do povo e o que convocou a melhor equipe de trabalho e que está fazendo uma campanha menos agressiva.
A pesquisa, publicada no jornal El Comercio, foi realizada entre 12 e 14 de janeiro pela consultoria Apoyo e tem uma margem de erro de 2,3 pontos porcentuais. Ao serem perguntados sobre que candidato está fazendo a campanha mais limpa, 25% dos entrevistados responderam Toledo, que foi seguido pelo ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, com 20%, e da filha do ex-presidente Alberto Fujimori, Keiko Sofía Fujimori, que obteve 15% das respostas.
Toledo também foi considerado o candidato que apresenta as melhores propostas (24%), seguido por Fujimori (19%). Além disso, 21% dos pesquisados destacaram que o ex-presidente é o candidato que está rodeado pela melhor equipe de trabalho. Toledo, de 64 anos, governou o Peru entre 2001 e 2006 e está na liderança das pesquisas para a eleição marcada para 10 de abril. As informações são da Associated Press.