Mais de 19 milhões de peruanos vão às urnas hoje para decidir uma das eleições presidenciais mais concorridas da história do país e renovar os 130 assentos do Parlamento. Quatro dos dez candidatos têm chances de passar para o segundo turno.
O nacionalista Ollanta Humala lidera as pesquisas de intenção de voto. A congressista Keiko Fujimori, o ex-presidente Alejandro Toledo e o ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski estão virtualmente empatados em segundo lugar.
Em uma apertada disputa como esta, os eleitores indecisos ganharam um peso importante e podem ajudar a definir o cenário para a próxima etapa eleitoral. Cerca de 10% dos peruanos ainda não escolheram um candidato. É o caso do vendedor desempregado Juan García. “Não tenho nem ideia em quem votar, talvez deixe para decidir na última hora, na cabine de votação”, disse García.
Outra parcela da população que também pode ter bastante influência no resultado final são os 20% de eleitores que já têm um candidato, mas ainda podem mudar de opinião. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.