O Parlamento da Alemanha elegeu Christian Wulff, candidato da chanceler Angela Merkel, para o cargo de presidente do país, em votação realizada nesta quarta-feira. A vitória do presidenciável governista foi possível somente no terceiro turno de votação, no qual venceria quem obtivesse mais votos.

continua após a publicidade

Depois de duas tentativas frustradas de obter maioria simples, Wulff obteve finalmente 625 dos 1.242 votos possíveis na terceiro e último turno de votação. Seu principal oponente, Joachim Gauck, conseguiu 494 votos.

continua após a publicidade

Apesar de Wulff ter conseguido mais da metade dos votos em disputa no terceiro turno, a necessidade da terceira rodada de votação representou um constrangimento para o governo, uma vez que o candidato de Merkel para a presidência do país não conseguiu a maioria necessária nos dois primeiros turnos, também realizados hoje, apesar de a coalizão governista possuir maioria de 21 cadeiras no Parlamento.

Ao mesmo tempo, a vitória de seu candidato representa um alívio para Merkel. Apesar de esta não ser a primeira vez na qual o presidente alemão é eleito somente no terceiro turno, a votação era amplamente vista como um teste para a chanceler alemã depois de uma sucessão de reveses políticos.

continua após a publicidade

“É uma derrota para Merkel. Isto é óbvio”, avaliou Wichard Woyke, professor de ciências políticas da Universidade de Münster. “É um golpe para ela e para sua coalizão de partidos de centro-direita, pois Wulff era um candidato de consenso.” As informações são da Dow Jones.