O ministro de Segurança Pública do Canadá, Ralph Goodale, afirmou nesta quarta-feira que o governo está profundamente preocupado com a detenção de um canadense na China – confirmando que um ex-diplomata canadense está preso em Pequim em meio a uma disputa entre os dois países devido à prisão de uma executiva chinesa.
Goodale comentou que o governo não está poupando esforços para cuidar da segurança do canadense. O comentário veio em resposta a uma pergunta sobre os relatos de que o ex-diplomata Michael Kovrig havia sido preso em solo chinês, embora o ministro não tenha mencionado o nome do canadense. A detenção segue as advertências chinesas ao Canadá sobre as consequências da prisão recente da executiva Meng Wanzhou, da Huawei, no aeroporto de Vancouver.
O ministro canadense disse, ainda, que não há nenhuma indicação explícita neste momento de que os casos estão relacionados e afirmou que o Canadá está trabalhando para descobrir porque o canadense foi detido na China. Fonte: Associated Press.