Pelo menos 16 pessoas morreram neste sábado em ataques com caminhões-bomba em comunidades ao norte de Bagdá, capital do Iraque, segundo informações do exército e polícia locais. No mais grave dos ataques, um caminhão-bomba atingiu um posto policial no remoto vilarejo de Hamad, causando a morte de 12 pessoas, entre as quais seis policiais. Outras 15 pessoas ficaram feridas. No segundo ataque, um caminhão estacionado na cidade de Sinjar explodiu, deixando quatro mortos e 23 feridos.
Os últimos ataques indicam que militantes têm escolhido como alvo áreas relativamente menos protegidas, enquanto as forças de segurança se concentram em proteger as cidades.
O governo iraquiano vem se esforçando para demonstrar que é capaz de proteger a população após a retirada de soldados norte-americanos das áreas urbanas, há quase dois meses. No entanto, uma recente série de atentados nas grandes cidades e regiões afastadas tem gerado questionamentos sobre a capacidade das autoridades de enfrentarem o desafio. As informações são da Associated Press.