Autônomo

Caminhão do Uber roda sem motorista e entrega 45 mil latas de cerveja

Um caminhão do Uber realizou a entrega de um carregamento de cerveja sem auxílio de um motorista humano. O experimento se tornou possível graças à parceria entre Uber e Otto (uma startup de caminhões que se dirigem) e permitiu que 45 mil latas de cerveja fossem de Fort Collins, no Colorado, até Colorado Springs.

O caminhão percorreu quase 200 quilômetros no prazo de duas horas pelo caminhão. Para permitir que o caminhão se guiasse na estrada, a Otto criou um modelo especial. Ele é dotado de três sensores de detecção a laser distribuídos pelo veículo, um radar localizado no para-choque e uma câmera de alta precisão acima do para-brisa.

Na cabine do caminhão, dois botões são instalados para que o sistema autônomo seja ligado. Um fica localizado perto do volante e outro, na cabine atrás dos bancos dianteiros. Um computador transforma os dados em instruções de direção. A tecnologia deve funcionar em qualquer caminhão com uma transmissão automática, explica a Otto.

Criada em janeiro, a Otto teve um crescimento meteórico com um protótipo de caminhão autônomo. Tamanha performance chamou a atenção da Uber, que três meses depois comprou a startup por quase 700 milhões de dólares.

O sucesso do teste anima os defensores de carros autônomos como uma forma de reduzir os acidentes nas estradas. De acordo com o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), dos 122.007 acidentes registrados nas rodovias federais brasileiras em 2015, 37.376 envolveram caminhões. O resultado foram 19.850 feridos e 2.809 mortos. Veículos autônomos nas estradas prometem quedas nas taxas de acidentes e de vítimas.

Agora Uber e Otto mergulharam num projeto nominado de UberFreight, um serviço para facilitar negociações de fretes entre caminhoneiros e gestores de frotas. A novidade promete revolucionar o setor de logística.

Veja  o caminhão rodando sem motorista: