Cameron recebe presidente do Afeganistão

O primeiro-ministro britânico David Cameron reuniu-se neste sábado com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, no primeiro encontro pessoal com um líder estrangeiro desde que assumiu o governo do Reino Unido nesta semana.

As discussões centraram-se na recente visita de Karzai a Washington, onde se encontrou com o presidente Barack Obama e a secretária de Estado, Hillary Clinton, disse um porta-voz da Downing Street, que não quis ser identificado.

Cameron e Karzai reuniram-se em Chequers, a casa de campo dos primeiros-ministros britânicos. Cameron e Karzai também discutiram sobre a conferência de paz do líder, ou jirga, prevista para o final de maio, disse o porta-voz, sem fornecer mais detalhes. A conferência pretende chegar a um consenso sobre como apaziguar o Taleban. O porta-voz disse que os líderes também concordaram em reforçar a relação entre os dois países.

As forças britânicas estão no Afeganistão desde o início da operações das forças de coalizão no país, em 2001, e 251 soldados morreram em combate durante os conflitos. O Afeganistão esteve também na agenda do encontro ontem entre o secretário de Relações Externas britânico, William Hague, com Hillary.

Em uma entrevista para a rede de TV britânica BBC, Hague disse ter tido uma boa conversa com Hillary, onde ideias foram partilhadas. Hague disse que este é “um ano decisivo” para o Afeganistão. É vital que continuemos a obter progresso militar, progresso na segurança, em terra”, afirmou Hague. “Agora temos que ver a eficácia do processo político também, e é nisso que os Estados Unidos trabalharam tão duro nesta semana, e é nesse sentido que irão nossos esforços britânicos com o presidente Karzai e seu governo no decorrer das próximas semanas, de uma forma altamente coordenada”, acrescentou.

Neste sábado, Cameron se reúne também com Peter Ricketts, seu conselheiro de segurança nacional, e Liam Fox, o secretário de Defesa, juntamente com os líderes militares.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo