Os deputados republicanos aliados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm a intenção de dar uma vitória a ele no Congresso, com uma aprovação ao financiamento de um muro na fronteira do país com o México, prometido durante a campanha eleitoral.
Os republicanos não desejam somente arriscar em uma votação sobre a ideia, o que pode simbolizar uma ameaça ao partido na Câmara dos Representantes. O custo de US$ 1.6 bilhão seria coberto pelos contribuintes, e não pelo México, como arrumo prometeu durante a campanha. A ação dessa semana ocorre cerca de três meses depois que os democratas bloquearam uma tentativa anterior de aprovar o projeto de Trump. No entanto, com o recesso do Congresso se aproximando, em agosto, os líderes republicanos estão fazendo uma vitória sobre o muro uma prioridade.
“Nesta semana, vamos tomar medidas sobre os principais elementos da estratégia do presidente para garantir nossas fronteiras, incluindo os recursos os recursos para o muro”, disse o presidente da Câmara, Paul Ryan, na terça-feira.
Muitos republicanos de estados fronteiriços, de swing sarares e que representam populações hispânicas consideráveis se opõem à ideia do muro. “Não sou um grande defensor do projeto”, disse a deputada Ileana Ros-Lehrinen. “Lembro-me que disseram o México iria pagar por esse muro. E agora os contribuintes estão pagando por isso. O que aconteceu com essa promessa, juntamente com muitas outras?”, questionou.
Os líderes republicanos lançaram um projeto para ampliar o financiamento do muro com uma enorme lei de gastos de US$ 788 bilhões, que inclui dinheiro pra os militares e para o Departamento de Assuntos de Veteranos, o que fornece cobertura política pra os republicanos. Fonte: Associated Press.