Câmara dos EUA aprova sanções contra Venezuela

A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei para impor sanções contra funcionários venezuelanos acusados de violar direitos humanos.

“O povo venezuelano nos pediu ajuda. Hoje respondemos esse chamado condenando as ações do regime de Nicolás Maduro e mostrando nosso apoio ao povo venezuelano, que busca liberdade, direitos humanos e justiça”, disse a republicana Ileana Ros-Lehtinen, congressista da Flórida e autora do projeto.

A única intervenção contrária foi da democrata Gregory Meeks, de Nova York. Ela argumentou que decisões unilaterais dos EUA não são a resposta e que a Câmara não deveria tomar decisões baseadas em emoções.

O projeto de lei prevê que o governo de Barack Obama compile uma lista de funcionários do governo da Venezuela que violaram os direitos humanos. O texto defende que eles tenham os ativos congelados e sejam proibidos de entrar em território norte-americano.

Um painel do Senado aprovou um projeto similar, mas a maioria democrata não disse se planeja colocar o texto em votação. Se esse projeto for aprovado, então a liderança republicana da Câmara e a liderança democrata do Senado devem produzir uma versão única para enviar a Obama.

Anteontem, Maduro disse em Caracas que “qualquer lei que for aprovada no congresso dos EUA para sancionar a Venezuela é espúria, não a reconhecemos, a rechaçamos e a enfrentaremos”. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo