Câmara dos EUA aprova medida que limita poderes da Agência Nacional de Segurança

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou por imensa maioria a medida que limita o poder da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) de coletar os registros telefônicos de milhões de americanos, intensificando um confronto com os líderes republicanos do Senado, que se opõem às limitações. Foram 338 votos a favor e 33 contra.

O impasse tem levantado a possibilidade de extensão de curto prazo do programa de coleta atual, que irá expirar em 1º de junho se o Congresso não agir. Mas assessores parlamentares dizem que não esta claro se há votos suficientes para estender temporariamente o controverso programa, que foi exposto pela primeira vez em 2013 pelo ex-agente da NSA, Edward Snowden.

O líder da minoria no Senado, Harry Reid, afirma que irá vetar uma extensão a menos que esteja claro que o programa está sendo reformulado.

O projeto de lei impediria a NSA de coletar informações em massa sobre ligações telefônicas, incluindo os destinatários das chamadas e a duração das conversas, uma prática que tem sido usada pelo menos desde 2006. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo