Equipes de resgate encontraram as caixas-pretas do avião da companhia indonésia Adam Air que caiu no mar no dia 1 de janeiro matando todas as 102 pessoas a bordo, afirmou hoje o chefe da Comissão Nacional de Segurança no Transporte (KNKT), Tatang Kurniadi. "Eles encontraram duas caixas pretas", disse Kurniadi, depois que um barco operado pela companhia americana Phoenix International vasculhou as águas da ilha de Sulawesi. "Graças a Deus, elas (as gravações) ainda estão legíveis".
A Indonésia está tentando melhorar sua imagem de segurança depois que a União Européia colocou todas as companhias aéreas do país numa lista negra. A decisão foi tomada por causa dos três acidentes aéreos ocorridos neste ano no país. A Autoridade Americana de Aviação (FAA, na sigla em inglês) também reduziu a nota da Indonésia para a sua categoria mais baixa.
Os sinais das caixas-pretas foram detectados semanas após o acidente, mas divergências sobre quem deveria ser responsabilizado pela tragédia adiaram os trabalhos de resgate, irritando parentes das vítimas e especialistas em segurança de aviação.