Equipes de resgate continuavam as buscas pelas vítimas da queda do avião da TransAsia, no rio Keelung, que na manhã desta quarta-feira. As caixas pretas do ATR 72 foram localizadas e as autoridades haviam iniciado os trabalhos de análise dos dados.

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Luzes foram instaladas nas margens do rio para que os trabalhos pudessem continuar. A aeronave que fazia o voo 235 da companhia aérea caiu pouco depois da decolagem. Trata-se do segundo acidente com uma aeronave da empresa em sete meses.

A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan disse que 26 passageiros morreram, dentre eles pelo menos dois chineses, e que 15 pessoas ficaram feridas. O avião levava 53 passageiros e cinco tripulantes.

A autoridade disse que a torre de controle perdeu comunicação com os pilotos quatro minutos após a decolagem do aeroporto Songshan, localizado em na capital taiwanesa, a caminho da ilha chinesa de Kinmen, por volta das 10h53 (horário local). Muitos dos passageiros eram turistas chineses de uma província que fica perto de Kinmen

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As caixas pretas foram localizadas e as autoridades iniciaram o processo de análise dos dados. O Conselho de Segurança Aeroviária, responsável pelas investigações, negou-se a estimar quanto tempo vai levar até a divulgação de um relatório inicial.

Guindastes foram enviados para o local do acidente, numa tentativa de retirar a fuselagem do avião do rio. Equipes de resgate também usaram botes de borracha para levar sobreviventes e corpos para a margem.

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A autoridade de aviação taiwanesa e a TransAsia não fizeram especulações sobre as possíveis causas do acidente, o segundo com fatalidades da companhia aérea em menos de um ano.

“Também estamos muito ansiosos para descobrir o que aconteceu com um avião tão novo”, declarou o executivo-chefe da TransAsia, Peter Chen, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira. Chen também prometeu o pagamento de indenizações às vítimas, mas não divulgou detalhes.

Segundo a companhia aérea, o avião foi entregue em abril do ano passado. Na época, descobriu-se que uma das turbinas não estava funcionando direito e sua substituição foi imediatamente providenciada. A aeronave foi fabricada pela Avions de Transport Regional, uma joint venture entre o grupo Airbus e a italiana Finmeccanica.

A ATR já vendeu cerca de 1.500 aeronaves para mais de 180 operadoras em mais de 90 países, segundo o site da empresa. Um de seus turboélices levanta voo a cada 15 segundos, afirma o site. A empresa fabrica dois tamanhos de turboélices, o ART 72, de setenta lugares, e o ATR 42, para 42 passageiros.

A Administração Aeronáutica Civil de Taiwan pediu nesta quarta-feira que a TransAsia realizasse uma ampla verificação de seus dez aviões ATR-72 antes que decolassem de novo. Outros doze ATR-72 que operam no país, todos da unidade EVA, da Uni Air, também passarão por revisão antes de decolar, afirmou a autoridade. Fonte: Dow Jones Newswires.