O presidente norte-americano, George W. Bush, voltou a pedir nesta terça-feira (15) ao Congresso de seu país que ratifique o tratado de livre comércio com a Colômbia, e afirmou que "não faz sentido" que Washington vire as costas para seu colega, Álvaro Uribe.

continua após a publicidade

Bush lembrou que o Congresso não ratificou o tratado de livre comércio, mas aprovou, por outro lado, a extensão do acordo de preferências tarifárias com a Colômbia, um programa que retira as taxas para diversas importações vindas do país sul-americano.

"Em outras palavras", explicou Bush, "as empresas colombianas podem vender em nosso país relativamente sem impostos, mas nós não recebemos o mesmo tratamento" na Colômbia. "Isso faz sentido? Não, não faz", frisou o presidente norte-americano durante uma coletiva em Washington. "Por outro lado", continuou, "dar as costas para alguém como Uribe também não faz sentido".

Segundo Bush, seu colega colombiano "é um líder corajoso contra os terroristas, e de todas as maneiras nosso Congresso nem sequer discute a aprovação" do tratado comercial. "A política está sufocando o bom senso", protestou o presidente.

continua após a publicidade

O acordo de livre comércio com a Colômbia foi firmado em novembro de 2006, mas segue travado no Congresso pela oposição dos democratas, que acusam o governo de Bogotá de não fazer o suficiente em defesa da integridade dos dirigentes sindicais, dos direitos trabalhistas e das questões ambientais.