O papa Bento XVI levou nesta sexta-feira (13) o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para um raro passeio ao ar livre pelos jardins do Vaticano e parou em uma gruta onde o pontífice reza todos os dias. "Sua eminência, você está com uma ótima aparência", disse Bush ao papa logo depois de chegar ao Vaticano para o terceiro e último encontro previsto entre o presidente americano em fim de mandato e o atual líder da Igreja Católica.
Normalmente, chefes de Estado e visitantes especiais são recebidos pelo pontífice na biblioteca do Palácio Apostólico. Foi ali que Bush foi recebido quando reuniu-se com o papa pela primeira vez, em junho do ano passado. Mas em uma gentileza para retribuir a calorosa recepção de Bush a ele em Washington em abril último, Bento XVI recepcionou o líder americano e a primeira-dama Laura perto da Torre de São João.
Durante o breve passeio pelos jardins, os dois entraram na torre e apareceram numa sacada. Bush parecia impressionado com a vista mostrada a ele pelo papa. "É fantástico aqui em cima", disse Bush. "Obrigado por me mostrar isso".
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Dana Perino, disse que os dois líderes têm um relacionamento que permite uma conversa franca. Durante a breve visita, eles discutiram questões referentes a direitos humanos, aids na África e pobreza no mundo disse ela. Depois da reunião, Bush e Bento XVI posaram para fotos oficiais e trocaram presentes antes de começarem a caminhada pelos jardins do Vaticano.