Bush pede a Congresso aprovação do TLC com a Colômbia

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reiterou nesta segunda-feira (31) seu pedido ao Congresso para que ratifique o tratado de livre comércio com a Colômbia, pouco antes de partir em viagem para uma reunião da Otan no Leste Europeu.

"O Congresso precisa atuar urgentemente para aprovar o tratado de livre comércio com a Colômbia", disse Bush, segundo a Casa Branca.

"Um aliado valente está esperando na América do Sul que o Congresso aprove um acordo que reforce nossa segurança nacional", disse Bush, que mantém uma disputa com os democratas, que têm maioria no Congresso e se negam a votar o tratado comercial, questionando a política de direitos humanos do governo colombiano.

Bush considera a aprovação do tratado uma "prioridade vital" e disse que "os empresários, agricultores e trabalhadores norte-americanos" esperam a aprovação do TLC.

O jornal The Washington Post publicou um editorial instando o Congresso a votar o acordo e disse que a aprovação "mostrará à América Latina" como "um aliado incondicional dos Estados Unidos é premiado por seus esforços para melhorar os direitos humanos e por resistir ao populismo anti-norte-americano do (presidente) venezuelano Hugo Chávez".

O Post informou que a Casa Branca está pronta para enviar ao Congresso o projeto de aprovação do TLC com a Colômbia e lembrou que mediante o mecanismo conhecido como "via rápida" o Legislativo contará com 90 dias úteis para decidir se aprova ou não o acordo comercial.

O chanceler colombiano, Fernando Araujo, planeja visitar o Congresso norte-americano nesta terça-feira, em um novo esforço do governo de Bogotá para convencer os legisladores democratas a aprovarem o TLC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo