Restando apenas dez meses para o fim do mandato de George W. Bush na presidência dos Estados Unidos e em meio à suspensão das negociações entre israelenses e palestinos, o líder americano afirmou nesta terça-feira (4) que "há tempo de sobra" para a obtenção de um acordo de paz no Oriente Médio antes do fim de seu governo. "Esse é um processo no qual sempre se dá dois passos para frente e um para trás", disse Bush, depois de receber na Casa.
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, chegou hoje ao Oriente Médio para uma tentativa de resgatar o processo de paz depois de dirigentes palestinos terem suspendido sua participação em protesto contra os ataques israelenses que mataram mais de 120 pessoas em Gaza desde a quarta-feira passada em sua maioria civis. "Dez meses é tempo demais. Há tempo de sobra para conseguirmos um acordo", insistiu Bush. Ele assegurou que Rice está pressionando tanto os israelenses quanto os palestinos a retomarem as negociações.
"Estou otimista quanto à possibilidade de eles concluírem essas difíceis negociações. Estou tão otimista quanto estava depois de Annapolis", disse Bush, referindo-se à conferência patrocinada pelos EUA no fim do ano passado que resultou na retomada das negociações de paz depois de quase sete anos de paralisação. Durante a conferência, os participantes anunciaram o fim de 2008 como data-limite para a obtenção de um acordo. O mandato de Bush expira em janeiro de 2009.