O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, reconheceu que ele e seu governo estão enfrentando um “momento de testes”, mas disse que resistirá. “Eu não vou renunciar”, disse Brown, em entrevista. “Existe um trabalho a fazer. Vou dar continuidade a isso”, afirmou. As declarações foram feitas no momento em que Brown anuncia uma reforma no gabinete do governo.
O primeiro-ministro britânico confirmou que Alistair Darling vai continuar como secretário do Tesouro. Brown negou que queria substituir Darling em uma reforma no início da semana. O primeiro-ministro manteve também o chanceler, David Miliband. O secretário de Justiça, Jack Straw, também vai continuar no cargo.
Porém, Alan Johnson sucederá Jacqui Smith, que renunciou esta semana à Secretaria do Interior. A nomeação de Johnson pode ajudar Brown a evitar um desafio político – havia uma expectativa de que Johnson, que consegue reunir apoio entre os membros do Partido Trabalhista e sindicatos, poderia surgir como um sucessor de Brown. Aceitar o posto na Secretaria do Interior significa um compromisso de lealdade com o primeiro-ministro. Na Defesa, Bob Ainsworth sucederá John Hutton, que deixou o governo hoje. As informações são da Dow Jones e do Financial Times.