O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, pediu ontem que o governo paquistanês aumente a pressão militar sobre os militantes da Al-Qaeda e prenda os líderes da organização, Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, que provavelmente estão escondidos no norte do Paquistão.
Bin Laden já esteve ao alcance de tropas aliadas em dezembro de 2001, nas montanhas de Tora Bora, no Afeganistão, segundo um relatório do Senado dos Estados Unidos. O documento, elaborado pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado, afirma que o fracasso em capturar ou matar o líder terrorista quando ele estava mais vulnerável teve graves consequências, como a atual insurgência no Afeganistão e o aumento dos conflitos no Paquistão.
O relatório foi preparado a pedido do presidente do comitê, senador John Kerry, num momento em que o presidente Barack Obama se prepara para enviar mais soldados ao Afeganistão. Kerry, candidato democrata nas eleição presidencial de 2004, tem sustentado há muito tempo que a administração do ex-presidente George W. Bush perdeu a chance de prender o líder da Al-Qaeda quando ele estava escondido na região montanhosa no leste do Afeganistão, apenas três meses após os atentados terroristas de 11 de setembro.