Os três brasileiros que residem na região de Gaza não têm interesse em deixar a região, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Embaixada brasileira localizada em Tel-Aviv e o escritório de representação em Ramallah entraram em contato com eles neste fim de semana, oferecendo assistência se necessário. Os três são naturalizados palestinos e estão casados com moradores locais. Os nomes dos três brasileiros que residem em Gaza não foram divulgados.
Em nota divulgada na segunda-feira (5), o ministério disse que está alerta em relação aos acontecimentos em Gaza. A Embaixada em Tel-Aviv, segundo o ministério, tem mantido contato com a comunidade brasileira residente na região do conflito. Segundo o MRE, o governo brasileiro se manterá atento à situação, com vistas a assegurar toda a proteção consular aos brasileiros eventualmente afetados pelo conflito.
Em caso de ataques a Jerusalém, o MRE disse que ainda não tem um plano de assistência aos brasileiros que moram no país, mas poupará esforços para montar um plano de evacuação se necessário.