Muitos brasileiros que estão no Chile procuram ajuda na Embaixada do Brasil, em Santiago, para poder retornar ao País. O aeroporto internacional foi seriamente atingido pelo terremoto e as operações ainda não foram totalmente retomadas. De acordo com o ministro Paulo Bozzi, chefe do Itamaraty em São Paulo, que se encontra no Chile, cerca de 750 brasileiros já estiveram na embaixada entre sábado e hoje.
“Casos emergenciais estão sendo priorizados e pedimos paciência. A situação é extraordinária. Estamos fazendo um cadastro e oferecendo atestados para justificar faltas ao trabalho. A cidade está funcionando. Mas ainda não temos previsão para que as autoridades chilenas liberem totalmente as operações de embarque”, afirmou Bozzi.
Segundo o diplomata, o terminal aeroviário foi muito prejudicado em sua parte interna, com danos na alfândega, imigração e setor de vigilância sanitária. As áreas para o despacho de bagagens também foram atingidas. Bozzi chegou a Santiago no dia seguinte à tragédia ocorrida na madrugada de sábado. Com mais de 30 anos de experiência, o diplomata foi especialmente designado pelo Ministério das Relações Exteriores para reforçar o apoio dado aos brasileiros no Chile.
O atendimento aos brasileiros também ganhou colaboração voluntária do diplomata Eduardo Lopes, secretário do Itamaraty em Brasília que estava em viagem de férias por Santiago. “Cheguei aqui no dia 21, depois de passar por Colômbia, Equador e Peru. Minha viagem de volta ao Brasil estava marcada para às 7h50, no sábado, quando aconteceu o terremoto”, conta Lopes. Ele chegou a ir para o aeroporto mas o acesso já estava interrompido. “Como não consegui ir embora, vim reforçar a equipe”.
Ele conta que as pessoas chegam muito nervosas pela situação, pelo terremoto e medo de novos tremores. “Mas, principalmente, por não conseguirem voltar ao Brasil”. O consulado, de acordo com Lopes, vem oferecendo ajuda médica e abrigo para necessitados. “Há pessoas que usam medicamentos controlados e que já acabaram; outros que estão em situação financeira muito difícil e estão recebendo ajuda de casas paroquiais e de brasileiros residentes em Santiago”.
A Embaixada do Brasil em Santiago está atendendo no Centro Cultural Brasil-Chile: Avenida Libertador Bernardo O’Higgins, 1.650, Estação de Metrô Los Heroes. Telefones de plantão: 00xx56 – 93345103 e 00xx56 – 9874-5457. O horário de atendimento ao público è das 8h30 às 18 horas.