Brasil vai destinar R$ 25 mi à Autoridade Palestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje projeto de lei que prevê a destinação de R$ 25 milhões à Autoridade Nacional Palestina. O objetivo é ajudar na reconstrução da Faixa de Gaza. Hoje Lula teve encontro com o comissário de relações exteriores do Fatah e ex-ministro de relações exteriores da Palestina, Nabil Shaat.

“Gaza é um centro de preocupações mundiais. É dinheiro para um fundo que vai trabalhar para a reconstrução, um fundo administrado pelas Nações Unidas”, explicou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao deixar o Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo.

O governo Lula condenou o ataque de navios da marinha israelense a uma frota de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, em maio passado – a cineasta brasileira Iara Lee estava em uma das embarcações. Na ocasião, Amorim reiterou críticas ao bloqueio imposto à região. “Ação humanitária que não teria sido nem necessária se terminasse o bloqueio à Gaza, que já está durando tanto tempo”, disse Amorim à época.

Segundo o chanceler, há um interesse palestino de que o Brasil permaneça nas discussões sobre a paz no Oriente Médio. Sobre as relações Brasil-Israel, Amorim negou haver abalo diplomático com o episódio. “A relação do Brasil com Israel não foi abalada, tanto assim que devo ir pra Israel proximamente”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna