Brasil está disposto a dialogar com Hamas, diz Amorim

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje que o Brasil está disposto a estabelecer um diálogo com o movimento islâmico palestino Hamas, alvo de um boicote dos países ocidentais, e a participar do monitoramento de um eventual processo de paz no Oriente Médio. Ele admitiu que o governo brasileiro já manteve “contatos informais com o Hamas no passado”, sem dar mais detalhes, e indicou que estaria disposto a repetir. “Se isso ajudar, não excluo. Acreditamos no poder da razão”, disse.

Amorim participou hoje de reunião com o ministro de Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Riad Malki, em Genebra. No encontro, os ministros também trataram da realização de uma conferência mundial no Brasil com a diáspora palestina e a confirmação da visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aos territórios palestinos, Israel e Jordânia na semana do dia 15 de março.

Malki, como já fez no ano passado, criticou o Quarteto – grupo formado por Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Organização das Nações Unidas (ONU)para promover o processo de paz. “Nós sentimos que Quarteto não faz o suficiente para fazer avançar o processo de paz. Ele deveria ser aberto e permitir que novas ideias sejam injetadas.”

O palestino defendeu que uma conferência mais ampla seja convocada para lidar com a paz no Oriente Médio, inclusive com a participação do Brasil. “Sempre sentimos que muitos países têm o direito de dar sua contribuição para o processo de paz. Se o Brasil quiser ter esse papel, devemos considerar”, disse.

Os palestinos acusam os israelenses de estarem bloqueando a retomada do processo de paz. Mas, em um eventual relançamento, querem um grupo de países mais próximos aos interesses palestinos para monitorar o cumprimento das obrigações. Para Celso Amorim, a ideia é que, em uma eventual retomada do processo de paz, o Itamaraty possa ficar encarregado em monitorar um aspecto do tratado, como fronteiras ou outro tema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna