A British Petroleum (BP) planeja trazer um dispositivo que queima petróleo e um navio petroleiro do Mar do Norte para o Golfo do México, enquanto tenta conter o enorme vazamento que atinge o golfo desde 20 de abril. O atual sistema de contenção do petróleo está recolhendo 630 mil galões por dia, informou hoje o almirante Thad Allen, da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Funcionários ouvidos antes haviam dito que essa é a capacidade máxima, mas Allen afirmou que, agora, eles acreditam que o sistema possa recolher 756 mil galões diários.
Mesmo assim, muito petróleo escapa do sistema. A BP disse que o navio petroleiro aumentará a capacidade de recolher o petróleo que vazou. Além disso, o dispositivo que queima o óleo irá acelerar o combate ao vazamento. O governo americano também está mantendo vigilância em como a BP está indenizando as pessoas pelas perdas no desastre. Allen escreveu ao executivo-chefe da BP, Tony Hayward, pedindo “mais detalhes e franqueza” sobre como a petrolífera está lidando com as crescentes reclamações e pedidos de indenização. Ele lembrou ao executivo que a empresa “é responsável ante o público norte-americano pelas perdas econômicas causadas pelo vazamento de petróleo”.
“Nós precisamos de transparência completa da BP no processo de reclamações, o que inclui informação detalhada sobre como as queixas estão sendo avaliadas, quanto dinheiro está sendo calculado e o quão rápido as reclamações são processadas”, disse Allen.