A British Petroleum (BP), informou nesta quarta-feira que recomeçou a tentar fechar o poço de petróleo no fundo do Golfo do México, para conter o vazamento que já dura mais de um mês. A empresa está usando lama e fluidos pesados para tentar conter o vazamento. A operação chamada de “top kill” está sendo executada a uma profundidade de 1.500 metros.
A empresa estimou a chance de sucesso da operação entre 60% e 70%. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que “não existem garantias” de que a tentativa “top kill” vá funcionar. O porta-voz da BP, Steve Rinehart, disse que a petrolífera bombeará lama por horas no poço, até tentar fechar completamente a fonte.
A BP Plc estava perfurando o poço submarino de Deepwater Horizon quando ele explodiu em 20 de abril, matando 11 trabalhadores e iniciando um enorme vazamento de petróleo, que já despejou pelo menos 7 milhões de galões no Golfo do México. O petróleo atingiu pássaros e os delicados pântanos da Louisiana (EUA).
Obama visitará a região do desastre ambiental na sexta-feira. A frustração com a BP tem apenas crescido desde o começo do vazamento, uma vez que a empresa não se mostrou capaz de fechar o poço após várias tentativas. “Eu rezo para isso funcionar, porque se não funcionar, será necessário algum tempo até que a BP possa cavar fontes secundárias que cortarão o fluxo de petróleo”, disse Bob Bea, professor de engenharia na Universidade da Califórnia em Berkeley.