BP: setor precisa de novo padrão de segurança

O presidente mundial da BP, Tony Hayward, disse neste domingo que o funil de contenção que está sendo usado no vazamento do poço de petróleo no Golfo do México está captando cerca de 10 mil barris de petróleo por dia, cerca de 1,6 bilhão de litros. Hayward também disse que o vazamento é um sinal de que a indústria de petróleo precisa de novos padrões de segurança. “É inaceitável o que ocorreu e certamente a BP vai levar os padrões de segurança para um novo patamar completamente diferente”, disse ele.

Hayward disse também que espera que a maioria do petróleo que está vazando seja captado pelo sistema de contenção. “Nós vamos implementar mais uma etapa do processo de contenção no decorrer da próxima semana e que estará funcionando no próximo final de semana. Quando tudo estiver funcionando, a expectativa é de captar a maior parte do petróleo que está vazando”, disse. A estimativa dos cientistas do Departamento de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos é de que o vazamento está jogando no Golfo do México cerca de 12 mil a 19 mil de barris diários.

A BP tem sido extremamente criticada nas últimas semanas à medida que o vazamento afetou uma faixa enorme da costa do Golfo norte-americana, ameaçando provocar prejuízos massivos no meio ambiente e na economia. Hayward disse que a indústria está explorando petróleo em águas profundas há mais de 20 anos e nunca se deparou com um incidente como este antes. Segundo ele, sete barreiras de proteção foram quebradas. “O que nos leva a crer, vendo o que aconteceu, é que tudo isto ainda não é suficiente”, disse.