A BP começou a perfurar um poço auxiliar na noite de ontem em uma tentativa de deter o fluxo de petróleo que está vazando de um poço no Golfo do México. A empresa esperou até que o clima melhorasse para começar a perfuração, o que, espera-se, vai diminuir a pressão no poço que começou a vazar no mês passado, depois que a Deepwater Horizon, uma plataforma de petróleo, pegou fogo e afundou a cerca de 80 quilômetros da costa da Louisiana, nos Estados Unidos. A BP diz que planeja começar a perfurar um segundo poço auxiliar em duas semanas. A perfuração pode demorar meses para terminar.
Os poços auxiliares são a opção mais segura de uma série de alternativas que a empresa está testando para conter o fluxo de petróleo, sugeriram representantes da BP. Para fazer isso, a companhia precisa perfurar outro poço, de quatro quilômetros, em uma rocha a um quilômetro e meio abaixo do fundo do mar, que vai se encontrar com o poço com vazamento. A empresa poderá então bombear cimento para tentar tapar os vazamentos. A operação é complexa, já que as perfurações precisam atingir precisamente o poço com vazamento.
Além disso, a BP está tentando minimizar os danos do vazamento de petróleo na água, aplicando dispersantes químicos. As estimativas da quantidade de petróleo vazando dos canos têm crescido, embora os representantes da BP digam que não podem medir essa quantia. A mancha de petróleo do vazamento cobre milhares de quilômetros quadrados. As informações são da Dow Jones.