A gigante do setor de energia BP PLC se comprometeu hoje a pagar “todos os custos necessários e apropriados de limpeza” pelo vazamento de óleo ocorrido no Golfo do México. A declaração ocorre após a administração dos Estados Unidos exigir que a BP faça mais para lidar com o vazamento, que ameaça uma grande área da costa da Louisiana. Segundo o governo do presidente Barack Obama, a responsável pelo vazamento é a companhia.

continua após a publicidade

“A BP assume a responsabilidade por responder ao vazamento de óleo da (plataforma) Deepwater Horizon. Nós vamos limpá-lo.” A empresa se comprometeu ainda a analisar todos os pedidos de compensação “rapidamente” e pagá-los quando forem justificados.

O óleo começou a vazar no Golfo do México após uma explosão no dia 20 do mês passado. Agora, uma grande mancha de óleo se dirige à costa dos EUA. O custo do desastre ambiental é estimado em bilhões de dólares.

“A BP montou um processo robusto para lidar com as alegações resultantes do incidente com a Deepwater Horizon”, afirma a empresa, no comunicado divulgado em seu site. A companhia diz estar “comprometida a pagar as alegações legítimas e objetivamente verificáveis por outras perdas e danos causados pelo vazamento”.

continua após a publicidade

A BP operava a plataforma, que era de propriedade da Transocean, sediada em Houston. Já foram abertos vários processos contra ambas por causa do ocorrido.

A explosão da semana passada matou 11 homens e iniciou o vazamento. O acidente macula a imagem de uma companhia mais verde que a BP tenta manter. Em 2005, houve nos EUA uma explosão de uma refinaria da BP que matou mais de dez pessoas.

continua após a publicidade

Obama

Em visita à Louisiana, Obama advertiu ontem que o vazamento ameaça se transformar em um “desastre ambiental gigantesco e sem precedentes”. O tamanho da mancha foi estimado em 50 quilômetros de extensão. Ainda não há estimativas definitivas sobre a quantidade de óleo que pode vazar, mas o número final poderia ultrapassar o do navio Exxon Valdez, que, em 1989, derramou 42 milhões de litros de petróleo, no maior vazamento do tipo na história dos EUA. As informações são da Dow Jones.