BP anuncia fim de patrocínio controverso a museu britânico

A petrolífera BP afirmou nesta sexta-feira que irá deixar de patrocinar o Tate Gallery, um famoso museu de arte moderna do Reino Unido, por causa do “ambiente extremamente desafiador de negócios”.

O tombo dos preços do petróleo desde meados de 2014 vem prejudicando os lucros da empresa, que já anunciou cortes bilionários em investimentos e planeja demitir 7 mil trabalhadores até o final de 2017. No ano passado, a companhia teve prejuízo líquido de US$ 5,2 bilhões.

O patrocínio da BP ao Tate gerou polêmica no ano passado, quando um grupo de ativistas venceu um processo que obrigou o museu a revelar quanto recebeu da petrolífera entre 1990 e 2006. De acordo com números dados pelo grupo Platform, a instituição recebeu de 150 mil libras a 330 mil libras por ano no período. Ativistas ambientais criticam a boa publicidade recebida pela BP, responsável pelo vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010.

“A parceria entre a BP e o Tate tem sido um exemplo fantástico de patrocínio e colaboração por quase 30 anos”, afirmou a companhia hoje. “Como resultado, é com relutância que decidimos não renovar nossa parceria de longo prazo com o museu.” Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo