Duas bombas de baixo impacto destrutivo atribuídas ao grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) explodiram neste domingo (17) em estâncias turísticas do sul da Espanha, informaram autoridades locais. Não há informações sobre vítimas das explosões e os danos causados pelas bombas foram mínimos, mas uma advertência feita em nome do ETA obrigou a divulgação de uma ordem para que mais de 10.000 pessoas se retirassem de uma zona portuária.

continua após a publicidade

Mais tarde, um esquadrão antibombas desativou um terceiro artefato explosivo encontrado nas proximidades de uma ponte que une Málaga ao aeroporto internacional que serve a cidade. Agosto é o auge da temporada de verão na Espanha e o ETA costuma agir em estâncias de veraneio nessa época do ano para desencorajar o turismo.

A primeira explosão ocorreu em uma praia de Guadalmar por volta das 13 horas locais. A segunda explosão ocorreu cerca de duas horas depois no estacionamento da marina de Benalmádena, informou o Ministério de Interior da Espanha. As duas regiões situam-se cerca de 500 quilômetros ao sul de Madri e ficam na Costa do Sol, uma região costeira popular entre turistas e estrangeiros.

continua após a publicidade