Bombardeio da Otan mata oito crianças no Afeganistão

Um bombardeio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) matou oito crianças na província de Kapisa, no Afeganistão, disse o presidente afegão Hamid Karzai nesta quinta-feira. O presidente “condenou fortemente o bombardeio aéreo por tropas estrangeiras que matou um número de crianças no distrito de Nejrab” ao nordeste de Cabul na quarta-feira, disse um comunicado do escritório.

“Baseado na informação do governador provincial, como resultado de um bombardeio conduzido em 8 de fevereiro no vilarejo de Geyawa, no distrito de Nejrab, oito crianças foram mortas”, disse o comunicado. Karzai nomeou uma delegação “para lançar uma investigação sobre o bombardeio da Otan”. Um porta-voz da Otan disse que poderia confirmar que “houve um incidente. Uma equipe conjunta foi enviada para identificar a situação”.

No ano passado, um número recorde de civis foram mortos no Afeganistão – no quinto ano consecutivo em que as mortes cresceram, reportou a Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada. Um total de 3.021 civis foram mortos – muitos sob as mãos dos insurgentes – 8% acima dos 2.790 civis mortos em 2010, disse a missão da ONU no Afeganistão. Fundamentalistas do movimento Taleban causaram 77% das mortes no ano passado, 14% a mais que em 2010, enquanto forças do governo afegão foram responsáveis por matar 410 civis – 14% do total, segundo o relatório.

As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo