Uma bomba matou três soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no sul do Afeganistão, informou a aliança neste domingo. Com isso, subiu para oito o número de soldados estrangeiros mortos no mais mortífero fim de semana do ano no país.
No sábado, cinco soldados da Otan foram mortos em um ataque suicida em uma base do Exército do Afeganistão na província de Nangarhar, no leste. Quatro soldados afegãos também morreram.
Já neste domingo, três soldados da Otan morreram no sul do país após a explosão de uma bomba caseira, arma usada geralmente pelo Taleban e outros grupos insurgentes. A força não divulgou mais detalhes, mas as regiões sul e leste afegãs são dominadas por tropas dos Estados Unidos.
Há cerca de 140 mil soldados estrangeiros, a maioria dos EUA, atuando no Afeganistão. Eles trabalham para ajudar o presidente Hamid Karzai a derrotar o Taleban.
Em 2010, 711 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão. Neste ano, morreram 128 por enquanto, segundo levantamento do site independente www.icasualties.org, que contabiliza baixas militares no Iraque e no Afeganistão. As informações são da Dow Jones.