Um explosivo foi detonado hoje em uma agência do banco Banamex no bairro de Coyoacán, na Cidade do México, sem deixar vítimas, mas provocando danos materiais, segundo informaram forças de segurança locais.
A polícia da cidade pediu aos diretores do Banamex, filial do norte-americano Citicorp, os vídeos do sistema de segurança da sucursal para identificar os autores do ataque, que não foi reivindicado. Os vizinhos do estabelecimento escutaram uma forte explosão e ligaram para o telefone de emergência da polícia cinco minutos depois.
As primeiras investigações descartam que a causa do atentado seja roubo, porque ninguém ingressou na agência nem se apropriou de dinheiro ou outros bens, segundo a diretoria do banco. Peritos da Procuradoria de Justiça do Distrito Federal realizaram coleta de evidências no local da explosão.
O secretário de Segurança Pública da Cidade do México, Joel Ortega, disse que a bomba possuía 20 centímetros de comprimento e 2,54 centímetros de largura, com pouca carga explosiva, de aço galvanizado atado a dois cilindros de gás utilizados para solda. Uma bíblia foi encontrada no local, mas não se sabe se foi abandonada pelos supostos responsáveis pelo atentado.
Ortega descartou qualquer vínculo entre esta explosão e a de uma bomba de fabricação artesanal que deixou um morto de dois feridos a cerca de 300 metros do quartel-general da polícia da capital.